quarta-feira, 5 de junho de 2013

Técnicas de Mosaicos - 7º ano 01 e 02

Mosaicos

O mosaico é uma das artes decorativa mais antigas do mundo. É originário das civilizações egípcias e assíria, e estendeu-se por todo o Oriente Médio, Na Grécia, o mosaico tomou impulso, sendo bastante usado na arquitetura, todavia; foram os romanos que mais usaram este tipo de ornamentação. Os povos bizantinos destacaram-se  pelo uso do ouro nos mosaicos.
Os mosaicos são representações artísticas de desenhos feitos com pequenos cubos de materiais como pedras, papéis, sementes etc., de diversas cores. A técnica consiste em cortar pedaços do material e uni-los harmoniosamente, formando um todo.


Prática:

Aulas estimadas: 6
Tema: os mosaicos em obras da história da arte.

Objetivos:

  • proporcionar o trabalho em equipes;
  • proporcionar a compreensão acerca dos mosaicos na prática;
  • Pesquisar e dialogar sobre os estilos da arte;
  • instigar a imaginação;

Desenvolvimento:

1 - explicar sobre a arte do mosaico antigo e nos dias de hoje, falar sobre o desenvolvimento do trabalho e proporcionar o dialogo sobre esta arte. Montar as equipes para o desenvolvimento do trabalho sorteio dos estilos.
2 - pesquisar na sala de informática sobre os estilos da historia da arte sorteados, e suas imagens. Escolher as imagens.
3 - entrega das cartolinas para as equipes e inicio dos desenhos, os materiais utilizados ficaram à escolha das equipes, podendo ser recorte de papéis diversos, E.V.A, sementes, vidro etc.
4 - formação dos mosaicos.
5 - apresentação e exposição.
6 - avaliação:
desenvolvimento – individual
apresentação – individual
capricho – grupo

Veja as fotos dos trabalhos


Nenhum comentário:

O que você está procurando?