Teoria:
Impressionismo
Os artistas da época utilizavam a luz e a cor para alcançar a realidade durante esse
movimento. E eram feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural.
Principais artistas: Gustave Goubert e Edward Manet
Expressionismo
Era caracterizado pela expressão de intensas
emoções. Suas caracteristicas principais eram:
cores resplandecentes e vibrantes, dinamismo, pintura grossa, retratavam angustia e dor, denunciavam problemas sociais.
Principais artistas: Vicente Van Gogh, Edward Munch, Amedeo
Modigliani, Alberto Giacometti e Francis Bacon.
Prática:
estimativa de aulas: 4
objetivos: observar a compreensão acerca dos estilos
impressionismo e expressionismo.
Instigar a criatividade
1 propor o desenho de uma paisagem onde o aluno utilize a
luz, a cor e a sombra, na construção do desenho, para a compreensão das
pinturas impressionistas.
(atividade para a casa)
2ª prática:
tema: expressionismo x impressionismo
objetivos:
propor a leitura de imagens,
incentivar o trabalho em grupos
compreender as diferenças do impressionismo e do
expressionismo.
Apresentar biografia de Vicente Van Gogh e suas obras,
apresentar biografia de Claude Monet e suas obras,
dialogar sobre a busca úela livre expressão da época,
colocando em xeque a liberdade de expressão atual.
Desenvolvimento:
1 ler a biografia de Vicente Van Gogh, mostrando as obras
“Noite estrelada”, “Campo de molhos com corvos”, e “campo de trigos com
cipreste”. ler a biografia de Claude Monet, mostrando as obras “Crepúsculo”,
“montes de feno ao por do sol”, “O jardim do artista em Giverny”, e ”Ponte
japonesa”.
2 dialogar sobre a busca da livre expressão da época, e da
atual, expor que a arte se desenvolveu seguindo os acontecimentos políticos e
mundiais, provocar a livre expressão dos alunos.
3 forar grupos e sortear as imagens das obras, mostradas de
Monet e Van Gogh. Ara a reprodução distribuir cartolinas para os grupos,
deixando claro que poderá ser usado apenas tinta guache na confecção dos
trabalhos.
4 apresentação dos trabalhos em sala e exposição os
corredores da escola.
Avaliação:
desenvolvimento - individual,
apresentação – individual.
Veja os trabalhos!
Veja os trabalhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário