quarta-feira, 5 de junho de 2013

Impressionismo x expressionismo - 8 séries 01 e 02

Teoria:

Impressionismo
Os artistas da época utilizavam a luz e  a cor para alcançar a realidade durante esse movimento. E eram feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural.

Principais artistas: Gustave Goubert e Edward Manet

Expressionismo
Era caracterizado pela expressão de intensas emoções. Suas caracteristicas principais eram:
cores resplandecentes e vibrantes, dinamismo, pintura grossa, retratavam angustia e dor, denunciavam problemas sociais.
Principais artistas: Vicente Van Gogh, Edward Munch, Amedeo Modigliani, Alberto Giacometti e Francis Bacon.

Prática:

estimativa de aulas: 4
objetivos: observar a compreensão acerca dos estilos impressionismo e expressionismo.
Instigar a criatividade

1 propor o desenho de uma paisagem onde o aluno utilize a luz, a cor e a sombra, na construção do desenho, para a compreensão das pinturas impressionistas.
(atividade para a casa)

2ª prática:

tema: expressionismo x impressionismo
objetivos:
propor a leitura de imagens,
incentivar o trabalho em grupos
compreender as diferenças do impressionismo e do expressionismo.
Apresentar biografia de Vicente Van Gogh e suas obras,
apresentar biografia de Claude Monet e suas obras,
dialogar sobre a busca úela livre expressão da época, colocando em xeque a liberdade de expressão atual.

Desenvolvimento:
1 ler a biografia de Vicente Van Gogh, mostrando as obras “Noite estrelada”, “Campo de molhos com corvos”, e “campo de trigos com cipreste”. ler a biografia de Claude Monet, mostrando as obras “Crepúsculo”, “montes de feno ao por do sol”, “O jardim do artista em Giverny”, e ”Ponte japonesa”.
2 dialogar sobre a busca da livre expressão da época, e da atual, expor que a arte se desenvolveu seguindo os acontecimentos políticos e mundiais, provocar a livre expressão dos alunos.
3 forar grupos e sortear as imagens das obras, mostradas de Monet e Van Gogh. Ara a reprodução distribuir cartolinas para os grupos, deixando claro que poderá ser usado apenas tinta guache na confecção dos trabalhos. 
4 apresentação dos trabalhos em sala e exposição os corredores da escola.

Avaliação:
desenvolvimento - individual,
apresentação – individual.

Veja os trabalhos!

Nenhum comentário:

O que você está procurando?