sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Importância do Brincar


A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.
É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Artigo retirado de:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Feriado

Informamos que amanhã dia 30 de maio de 2013, NÃO haverá aula em nossa escola devido ao feriado de Corpus Christi.
Na sexta-feira dia 31 de maio de 2013, aula para todos as turmas, com transporte normal.

Nossa escola não irá emendar feriado, para recuperar as aulas atrasadas no inicio do ano.

Atenciosamente;
A direção

29 de maio - Dia do Desafio

Nesta quarta- feira, a nossa escola participou da mobilização mundial pelo Dia do Desafio.
Para tanto, foi proposto aos funcionários e alunos uma caminhada ao entorno de nassa unidade saindo pela frente da escola e voltando pela rua dos fundos.
Na caminhada, todas as turmas juntas, puderam confraternizar, numa forma saudável, apreciando a ambiente de nosso entorno, e sendo inclusive observados pelos bois de uma propriedade vizinha que se juntaram ao cercado para ver os estudantes :)
no total foram mobilizados na caminhada cerca de 400 pessoas.

Veja as fotos:


Projeto Saúde e Meio Ambiente

Prevenção é o melhor remédio

Com as alarmantes notícias sobre a alta nos casos de dengue tanto no estado como no país é necessário intensificar os cuidados, a prevenção e as medidas no controle da dengue. "Dengue não é um problema que você vai lá e resolve", diz o infectologista Luis Jacintho da Silva, um dosi maiores especialistas em dengue no país. Segundo ele, o país está pagando  a conta de um longo período sem os devidos cuidados.
É direito de todos ter uma vida plena, num ambiente cuidado, bonito e saudável, sendo de extrema importância trabalhar este assunto.

Objetivo geral do projeto:
Perceber e entender que só a prevenção e cuidados básicos evitam a proliferação da dengue.

Estratégias:
Motivar os alunos para a pesquisa sobre o assunto.

6 ano e 7 ano:
Dengue:
sintomas;
contágio;
prevenção.

6 ano:
construir uma armadilha para capturar o mosquito transmissor e larvas.
Processo de montagem
Aula expositiva;
Pesquisa em grupo sobre a dengue: o que é; importância da prevenção, sintomas, contagio, com registro no caderno.
aula prática (2 aulas).

Clique aqui e veja como fazer esta armadilha.

7 ano:
construção de vaso antidengue.

Processo de montagem
Aula expositiva;
Pesquisa em grupo sobre a dengue: o que é; importância da prevenção, sintomas, contagio, com registro no caderno.
aula prática (2 aulas).

Clique aqui e veja como fazer um vasinho antidengue passo a passo.

Veja as fotos das aulas com os sextos e sétimos anos:

Armadilha para mosquito da dengue

Materiais:
1 garrafa pet,
1 pedaço de tecido,
fita isolante,
1 punhado de grãos de arroz,
água (suficiente para  tampar o arroz).

Montagem:
1 - Recortar a parte superior da garrafa pet em formato de funil.
2 - Lixar as bordas do corte, para evitar acidentes.
3 - Furar a tampa com tesoura.
4 - Na parte que sobrou da garrafa, colocar o arroz e água suficiente para cobri-lo.
5 - Colocar o funil dentro da parte da garrafa que sobrou e colar fita isolante para unir as partes.
6 - Colocar o tecido dentro do funil de forma a forrá-lo, prender com fita.

Pronto! sua armadilha estará apta para caçar mosquitos!

Passo a passo: Vasinho antidengue

Como fazer o vaso antidengue:

Material necessário:

1 garrafa pet
1 planta de pequeno porte
adubo (um pote de margarina)
1 pedaço de tecido
1 prego
1 martelo
água

Montagem:

1 - Recortar a parte superior da garrafa pet em formato de funil e colocar dentro da parte da garrafa que sobrou.
2 - Com prego e martelo (e com a supervisão de um adulto) fazer um furo na tampa da garrafa pet, depois, abrir mais o furo com a ajuda de uma tesoura, até o ponto do tecido passar pelo buraco.
3 - Colocar o adubo dentro do funil feito com a garrafa pet e depois colocar a planta no adubo.
4 - Preencher de água  a parte de baixo do vaso (em torno de 50%) para que o tecido possa sugar a água hidratando a planta.

Pronto! agora é só nfeitar seu vasinho de uma forma bem bonita!
Seu vaso estará pronto e livre do perigo da dengue.


Mentirinhas 3 - Pessoas Legais


7º Feira do Livro de Jaraguá do Sul

De 6 a 16 de junho acontecerá em Jaraguá do Sul a 7º Feira do Livro, evento literário que vem se confirmando ano após ano como uma das principais feiras literárias do Estado, ao lado das feiras de Florianópolis e de Joinville. 
Em novo endereço, agora a Feira toma conta do espaço cultural da Scar, e segundo a organização além da venda de livros para todos os gostos e bolsos, o publico ainda tará a possibilidade de participar de exposições, debates, palestras, contações de histórias, lançamentos, seções de autógrafos, apresentações de curtas metragens, shows musicais e oficinas de contação de histórias. Com a mudança de local, o visitante poderá contar com palestras em auditórios climatizados, amplo estacionamento e estrutura de banheiros melhores, além de mais espaço para os estandes. 
Como esperado, mais uma vez os leitores serão brindados com a presença de grandes nomes da literatura e da música brasileira como Adriana Calcanhoto / Adriana Partimpim, Fábio Yabu/Abu Fobiya, Badi Assad, Daniel Munduruku, César Obeid, Rubens Figueiredo, Zeca Baleiro tanto para palestras quanto para rodas de conversa, e autógrafos.

O quê? 
7º Feira do Livro de Jaraguá do Sul 
Quando?
De 6 a 16 de junho
Onde?
Scar
Quanto?
Entrada para eventos da programação gratuita e venda de livros a preços diversos.

Algumas atrações estão sujeitas a retirada de ingressos antecipados devido ao limite de público dos auditórios suportado nos auditórios. Grupos grandes e escolas fazer agendamento prévio: id4857@jaraguadosul.sc.gov.br

Clique aqui e confira a programação completa!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Romeu + Julieta 1996 - 7 ano

Através da conversas em classe, a professora de Língua Portuguesa percebeu que a maioria de seus alunos não conhecia a obra de Willian Shakespeare, o Bardo; o maior expoente da literatura inglesa. Como muitos dos contos que as turmas estão no momento estudando neste 2 bimestre citam sua obra, considerou-se interessante que eles tivessem conhecimento de pelo menos um de seus mais famosos textos (escrito originalmente para o teatro): Romeu e Julieta. Para tal, trouxe para a sala de aula a exibição do filme Romeu +Julieta de 1996, que propõe uma leitura contemporânea do histórico texto. Através da sétima arte, os alunos puderam ter contato com o universo Shakespeariano, e experimentar a sua dramaticidade, tragédia e apuro estético.



Ano: 1996
Direção: Baz Luhrmann
Gênero: Drama , Romance
Nacionalidade: EUA
Produtora: Century Fox

Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequencias, em virtude desta insana rivalidade familiar.

Referências:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-12687/

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Carta de Pero Vaz de Caminha



A carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei d. Manuel é considerada o primeiro documento da nossa história, e também como o primeiro texto literário do Brasil e é o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil e foi publicada pela primeira vez apenas em 1817, mais de trezentos anos após haver sido redigida, como parte do livro Corografia Brasílica..., de autoria de Manuel Aires do Casal. Isto significa que, até essa época, a história contada sobre a viagem de 1500 foi substancialmente diferente da narrada depois.
O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia. 
O fato de ser um texto informativo alia-se a outras importantes dimensões do documento, pois insere-se no esforço conjunto dos europeus, concretizado nos textos de viagem da época (especialmente nos escritos por integrantes das expedições), no sentido de construir alteridades, à medida mesmo que os navegantes entravam em contato com diversas terras e povos — alguns, como os índios e o futuro Brasil, totalmente desconhecidos deles —, com os quais seria preciso conviver dali em diante e, para conseguir dominar, sobretudo conhecer. 
O escrivão português foi minucioso na elaboração do seu inventário de diferenças, incluindo não somente pessoas, mas animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo, produtos da terra, etc.



Movimentos Terrestres

Vídeos utilizados em sala de aula nas turmas de 3º, 4º e 5º ano, sobre os movimentos do Planeta Terra (rotação e translação), e da influencia  destes movimentos para a formação do dia e da noite, e das quatro estações.

TvCultura - De onde vem o dia e a noite - KIKA


Dança dos movimentos da terra

Dança dos movimentos da Terra
Sheila Cantuária / Bia Bedram

São dois os movimentos
Que ao mesmo tempo eu faço
Seguindo o compasso
Desse meu coração
Eu danço, danço, danço
Eu danço sem parar
Levo a vida fazendo piruetas no ar
O meu nome é Terra
Eu gosto de girar
Em volta de mim mesma
Pra me apreciar
Eu danço o dia inteiro e não me canso não
E a esse movimento chamam rotação
Eu tenho um namorado
Que eu vivo a rodear
O nome dele é Sol me dá luz e calor
Pra ele eu danço um ano
e trago as estações
E não me canso não
E a esse movimento, chamam translação.

Homenagem cívica - dia do Pedagogo e Dia da Luta Contra o Tabaco

Realizou-se ontem, no período vespertino, a ultima homenagem cívica do mês de maio. sob a responsabilidade da turma do 6º ano 02, com a curadoria do professor de matemática Srº Rolf.

A turma escolheu como temas desta homenagem o Dia do Pedagogo comemorado em 21 de maio e o Dia da Luta Contra o Tabaco, que ocorrerá em 31 de maio.

A abertura ocorreu com a  entonação do Hino Nacional Brasileiro e hasteamento da Bandeira Nacional.
A oradora da homenagem foi a aluna Djenifer. Ela deu inicio as apresentações, repassando as datas comemoradas no segunda quinzena de maio.
São as datas comemoradas:

16 - Dia do Gari
17 -  Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
18 - Dia dos Vidraceiros / Dia Mundial dos Museus
19 - Dia do Físico / Dia dos Acadêmicos de Direito / Dia do Defensor Público
20 - Dia do Pedagogo
21 - Dia Nacional da Cachaça / Dia da Língua Nacional
22 - Dia do Apicultor / Dia Internacional da Biodiversidade / Dia do Abraço
23 - Dia da Tartaruga
24 - Dia da Infantaria / Dia do Datilógrafo / Dia do Telegrafista / Dia do Vestibulando / Dia do Detento
25 - Dia da Indústria / Dia do Massagista / Dia da Toalha
25 - Dia Nacional da Adoção / Dia do Trabalhador Rural / Dia Internacional do Sapateado / Dia Internacional das Crianças Desaparecidas / Dia do Orgulho Geek / Dia da Costureira / Dia do Desafio / Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte
26 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma / Dia do Revendedor Lotérico
27 - Dia Nacional da Mata Atlântica / Dia do Profissional Liberal / Dia do Serviço de Saúde / Dia Mundial dos Meios de Comunicação / Dia do Serviço de Saúde do Exército/
28 - Dia do Ceramista / Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna
29 - Dia do Estatístico / Dia do Geógrafo / Dia Mundial da Energia / Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas
30 - Dia do Geólogo / Dia do Decorador
31 - Dia do Comissário de Bordo / Dia do Espírito Santo / Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco / Dia da Aeromoça.

Depois a aluna Daniele falou sobre o dia do pedagogo.

Ela lembrou da importância deste profissional, abordou o campo de trabalho e as funções que este realiza. 
Os alunos d sexto ano aproveitaram o momento para homenagear os profissionais da pedagogia que trabalham em nossa escola:
Diretor João,  ATP Márcia, AE Geruza, professoras Jovita, Raquel, Ana Maria, Monica, Milene e Thais. Foram entregues a estes profissionais um cartão e uma flor.

O aluno Erli, ficou responsávbel por discorrer sobre o Dia Mundial Contra o Tabaco. ele lembrou que desde 2010, uma lei municipal aqui em Guaramirim proibe o uso de derivados do fumo em ambientes de uso coletivo particulares e públicos como bares, restaurantes, áreas de lazer, casas noturnas, repartições públicas, empresas, lojas, escolas, faculdades e ginásios.

A homenagem encerrou-se com o canto do Hino Municipal de Guaramirim e hasteamento da Bandeira do Município.

Veja as fotos:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

I Semana da Integração

Aconteceu do dia 02 ao dia 09 de maio, em todas as escolas de Guaramirim a I semana da Integração. O projeto foi elaborado pela Assistente Social Francieli Campagnaro Rigon e se realiza numa parceria entre com o Conselho Tutelar e o Ministério Público, a partir da realização de palestras nas escolas, envolvendo pais, professores e alunos.
Em nossa escola, as conversas ocorreram no dia 09 de maio, encerrando a programação municipal. Foram atividades desenvolvidas: palestra e rodas de conversa para alunos e professores do 2º ao 5º ano, com equipe do CREAS sobre Bullying, a partir de trechos do filme Dumbo, e palestra para os alunos e professores do 6º a 9º ano, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres da criança e do adolescente e aspectos jurídicos do ato infracional, com equipe do CREAS, conselho tutelar.
AS 19 horas, a escola recebeu os pais e familiares dos alunos para Palestra com a Srª Promotora de Justiça Barbara Elise Heise, que discorreu de forma pontual, sobre a importância da presença e da orientação familiar no desenvolvimento da criança e do adolescente, assim como de suas obrigações jurídicas sobre seus filhos e os atos praticados por eles.
Para confirmar a importância da união familiar na educação, alguns alunos organizaram apresentações artísticas envolvendo pai e filho, com destaque para o canto, numa demostração da importância de pais e filhos desenvolverem atividades em comum.
O objetivo deste trabalho é à partir da informação; prevenir a violência, principalmente no âmbito juvenil,  freando os índices de ocorrências que infelizmente vêm crescendo em nossa cidade.
Ao final da programação, houve uma pequena homenagem ao dia das mães.

Veja as fotos!

Mentirinhas 1 - A batalha

A partir de hoje, iniciamos parceria com o site www.mentirinhas.com.br, do ilustrador Fábio Coala, reproduzindo suas obras.
O site Mentirinhas nasceu em 22 de janeiro de 2010, para a publicação de tirinhas, e devido ao reconhecimento nacional de seu trabalho, em 2013; foi publicada a primeira coletânea de histórias, no livro As melhores mentirinhas 1.
Além disso, o blog Mentirinhas, já foi tema reportagens em jornais e sites, assim como seu autor participou da Gibicom em 2012.

Agora fiquem com a tirinha:

A batalha
Retirado de:
www.mentirinhas.com.br


Obrigada Coala, por liberar o seu trabalho.
Direitos reservados ao autor,  o blog  EEF São José recebeu autorização de reprodução.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Convocação da Promotora de Justiça - Reunião 09/05

Lembramos à todos que amanhã, dia 09 de maio as 19:00 todos os pais de alunos e funcionários devem comparecer em nossa unidade escolar para cumprir convocação da Promotora de Justiça Drª Bárbara Elisa Meise. Além disso também haverá no final, a entrega dos boletins do primeiro bimestre.

Abaixo cópia da convocação do Ministério Público

O Corvo - Português

Vídeo da Aula de Português dia 7 e maio de 2013

Título: O corvo em áudio.
Poema: O corvo.
Autor do poema: Edgar Allan Poe (19/01/1809 - 7/10/1949)
Narração, arranjos e edição do vídeo: Guto Russel
Disponibilizado por: José Augusto Almeida
Referência: http://www.youtube.com/watch?v=QvQpOblO9w0




Mensagem de Dia das Mães




terça-feira, 7 de maio de 2013

Maquetes Quinto ano - Geografia

No último bimestre, nosso quinto ano desenvolveu sob a orientação da Professora Beth, maquetes temáticas representando o Sistema Solar.
O projeto pedagógico, aplicado as disciplinas de Geografia, Ciências, e Matemática buscava:

  • Apresentar aos alunos a estrutura do referido Sistema, 
  • Iniciar o estudo do universo,
  • Perceber a proporção da Terra quanto aos outros planetas, 
  • Orientar que o antigo planeta Plutão foi reclassificado para satélite no Sistema Solar.
  • Compreender as diferenças entre astros e estrelas, já que os primeiros não possuem luz própria, mas as estrelas (como o Sol) sim.
  • Estudar os movimentos terrestres de rotação e a translação, e de como isso causa o dia e a noite, assim como ocasiona a existência das quatro estações (verão, outono, inverno, primavera) e da divisão em unidades de tempo (ano, mês, dia, hora).
  • Além de fazer o aluno perceber que eles mesmos possuem habilidades para construir esquemas.


Assim, a professora iniciou o conteúdo através de leituras de texto, aulas expositivas e demostrações de vídeos na sala de informática. Após a turma foi dividida em equipes que se organizaram para a montagem das maquetes.


Com as maquetes prontas, a turma utilizou o recurso como material pedagógico de estudo.

Agora, a turma se encaminha para o estudo da localização geográfica à partir da Astronomia, onde também se pretende o trabalho com a bússula.

Parabéns aos alunos pelos belíssimos trabalhos!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Rifa

A escola São José convida a comunidade a concorrer na Rifa, comprando os números com nossos alunos.


Valor: 2,00
Prêmios:
Prêmio 1 – Cafeteira elétrica – doação Restaurante Kemczinski.
Prêmio 2 – Furadeira elétrica – doação Valcanaia Material de Construção.
Prêmio 3 – Liquidificador – doação srº Silvio Fernandes e srª Luciane Fernandes
Prêmio 4 – Sanduicheira elétrica – doação Frontal.
Prêmio 5 – R$ 70,00 – doação Mecânica Calinho.
Prêmio 6 – Relógio de parede – doação Relojoaria Bugarten.
Prêmio 7 – Ferro elétrico – doação srº Hilário da Silva.
Prêmio 8 – Ferro elétrico – doação srº Dorildo Ochner.
Sorteio dia 14 de junho 2013, às 10 horas, na escola São José.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conae 2013

No dia 24 de Abril de 2013, reunimos na escola, pais, alunos e funcionários para a realização do conselho Nacional da Educação.
Em nossa unidade escolar, foram discutidos os seguintes eixos:
Eixo I: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS.
Eixo II: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Eixo III: VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO.

Segue a ata e fotos.



Errata: no arquivo consta a data de 24 maio de 2013, o correto é ler 24 de abril de 2013.

Bullying - Ensino Religioso - 6º ano

No mês de abril, a professora Priscila de ensino religioso, desenvolveu com os alunos dos sextos anos 1 e 2, trabalhos sobre o bullyng.
A partir do tema, os alunos criaram desenhos expressando suas opiniões, sentimentos e idéias, demostrando  estarem atentos ao assunto e serem contra estas praticas de violência.
Na atividade, os alunos deveriam recriar uma tirinha do personagem Calvin, abordando a temática Bullying.

A escola destaca a importância de se manter sempre o diálogo com os estudantes sobre este tema, para evitar situações de violência e para promover as boas relações em sociedade.

Veja as fotos:

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Entrega de medalhas aos atletas dos Jogos Escolares (Fase Municipal)

Aconteceu no dia 19 de abril  cerimonia de homenagem e entrega de medalhas para os alunos atletas que representaram nossa escola nos Jogos Escolares.
Nossos alunos, incentivados por seus professores, em destaque a professora Patrícia de Educação Física, demostraram grandioso comprometimento com seus times, respeito as demais times e ao espirito esportivo e com a representação do nome da escola.

A seguir as colocações dos times nos Jogos escolares:
02 de abril - Futsal Masculino - 4º lugar.
03 de abril - Futsal Feminino - 3º lugar.
04 de abril - Xadrez Masculino - 2º lugar.
04 de abril - Xadrez Feminino - 3º lugar.
04 de abril - Tênis de Mesa Masculino - 1º lugar.
08 de abril - Handebol Feminino - 4º lugar.
09 de abril - Basquete Masculino - 3º lugar.
09 de abril - Basquete Feminino - 3º lugar.
09 de abril - Atletismo - diversas premiações nas corridas, saltos e arremessos.


Vejas as fotos da cerimônia:



Alunos nos jogos:



Agradecemos a todos os alunos-atletas pelo esforço e dedicação.





O que você está procurando?