PNAIC- PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Educação
24 Gered – Gerência Regional da Educação
Jaraguá do Sul
Escola De Educação Básica Profª Lilia Ayroso Oechsler e
Escola de Ensino Fundamental São José
Município: Jaraguá do Sul e Guaramirim
Professoras regente s:
Ana Lúcia Maciel Scheidt
Dulce Fodi
Jovita Maria Rozza Stoinski
Participação: turmas dos 1º anos e dos 2º anos
Ano: 2013
Projeto didático
Tema: projeto de leitura – sacola da imaginação
Objetivo geral: Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito da leitura, aproximando-os do universo escrito, propiciando a manusear, reparar a beleza das imagens, manifestarem seus sentimentos e opiniões.
Objetivos específicos:
- Proporcionar momentos extrovertidos e agradáveis de leitura;
- Provocar o gosto pela diversidade textual;
- Oportunizar o desenvolvimento de atitudes responsáveis;
- Viabilizar um ambiente agradável e acolhedor;
- Familiarizá-los com as histórias.
Conteúdos – disciplinas envolvidas:
Leitura e escrita – língua portuguesa
Ilustrações – artes
Tempo estimado:
Leitura e escrita – língua portuguesa
Ilustrações – artes
Tempo estimado:
Maio a novembro – 7 meses
Desenvolvimento
1-materiais necessários:
Sacola de tecido
Livros diversos
Ficha literária
Varal literário
2- planejamentos das etapas e encaminhamentos:
Produto final:
Encadernação das fichas literárias formando um caderno literário.
Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno- leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia a dia.
Desenvolvimento
1-materiais necessários:
Sacola de tecido
Livros diversos
Ficha literária
Varal literário
2- planejamentos das etapas e encaminhamentos:
- Apresentação de alguns livros de literatura infantil;
- Manuseio individual e espontâneo dos livros apresentados;
- Decisão individual e espontânea dos livros que quiserem ler;
- Apresentação da sacola da imaginação embrulhada para presente para ser aberta com a turma;
- Escolha dos livros para levar na sacola;
- Orientações escrita aos pais sobre os procedimentos do projeto;
- Leitura do livro escolhido;
- Fichamento do livro escolhido para o varal literário;
- Apresentação do livro escolhido para a turma;
- Repasse da sacola da imaginação a outro aluno de acordo com a ordem alfabética.
Produto final:
Encadernação das fichas literárias formando um caderno literário.
Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno- leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário