quinta-feira, 13 de junho de 2013

Projeto de leitura – Sacola da Imaginação



PNAIC- PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Educação
24 Gered – Gerência Regional da Educação
Jaraguá do Sul

Escola De Educação Básica Profª Lilia Ayroso Oechsler e
Escola de Ensino Fundamental São José

Município: Jaraguá do Sul e Guaramirim

Professoras regente s: 
Ana Lúcia Maciel Scheidt
Dulce Fodi
Jovita Maria Rozza Stoinski

Participação: turmas dos 1º anos e dos 2º anos

Ano: 2013


Projeto didático



Tema: projeto de leitura – sacola da imaginação

Objetivo geral: Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito da leitura, aproximando-os do universo escrito, propiciando a manusear, reparar a beleza das imagens, manifestarem seus sentimentos e opiniões.

Objetivos específicos:
  • Proporcionar momentos extrovertidos e agradáveis de leitura;
  • Provocar o gosto pela diversidade textual;
  • Oportunizar o desenvolvimento de atitudes responsáveis;
  • Viabilizar um ambiente agradável e acolhedor;
  • Familiarizá-los com as histórias.

Conteúdos – disciplinas envolvidas:
Leitura e escrita – língua portuguesa
Ilustrações – artes

Tempo estimado: 
Maio a novembro – 7 meses

Desenvolvimento

1-materiais necessários:
Sacola de tecido
Livros diversos
Ficha literária
Varal literário

2- planejamentos das etapas e encaminhamentos:

  • Apresentação de alguns livros de literatura infantil;
  • Manuseio individual e espontâneo dos livros apresentados;
  • Decisão individual e espontânea dos livros que quiserem ler;
  • Apresentação da sacola da imaginação embrulhada para presente para ser aberta com a turma;
  • Escolha dos livros para levar na sacola;
  • Orientações escrita aos pais sobre os procedimentos do projeto;
  • Leitura do livro escolhido;
  • Fichamento do livro escolhido para o varal literário;
  • Apresentação do livro escolhido para a turma;
  • Repasse da sacola da imaginação a outro aluno de acordo com a ordem alfabética.

Produto final:
Encadernação das fichas literárias formando um caderno literário.

Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno- leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno no dia a dia.



Nenhum comentário:

O que você está procurando?