quarta-feira, 18 de julho de 2012

São José recebe etapa do "Moleque"




 Nesta segunda feira (25/06/12) nossa escola recebeu uma das etapas do Moleque Bom de Bola, que faz parte do calendário de jogos escolares, realizados pela secretaria municipal de esportes.

Os alunos puderam prestigiar os jogos nos períodos matutino e verpertino, além de torcer por nossa escola.


____________________________________________________


A escola vai ao circo

Nesta quarta feira (13/06) nossos alunos assistiram ao espetáculo do Circo Espanha, que está armado nas proximidades da escola. A sessão de circo foi especialmente preparada para os alunos e professores, que foram envolvidos pelos artistas durante as apresentações, e acabaram participando de de todo o espetáculo.

Veja as fotos  

____________________________________________________


Homenagem Dia das Mães

Foi realizada neste sábado 12/05 uma homenagem em comemoração ao Dia das mães. A homenagem contou com apresentações musicais e teatrais dos alunos, além da exposição de trabalhos referentes ao dia das mães. Tambem houve uma apresentação instrumental de dois alunos com violinos, o que nos garantiu um espetáculo a parte.

Confira as fotos 


_____________________________________________________________________________


Exposição de Artes



A partir deste dia 17/04/2012 a escola conta com uma exposição de artes organizada pela professora Neiva Jackinyda Silva de Souza, juntamente com os alunos da oitava série.

A exposição baseada em grandes nomes das artes plásticas brasileiras, é composta por obras reproduzidas pelos próprios alunos durante as aulas de artes, utilizando técnicas de pintura, colagem, escultura e etc.

Veja as fotos

____________________________________________________


Homenagens de Páscoa e Sorteio da Rifa


Na ultima quarta feira 04/04, os alunos da escola dos dois períodos realizaram homenagens de páscoa. As homenagens contaram com música, poesia a história do ovo de páscoa, contada pela professora Ana Maria. 
Na ocasião, também houve contação de histórias e apresentação teatral para os primários, realizada pela turma de correção de fluxo do período vespertino. Além do Sorteio da rifa de páscoa.
                               

_____________________________________________________________________________



Alunos participam do 3° Festival Municipal de Atletismo.



Nos dias 21 e 22/03, os alunos da nossa escola participaram do 3° Festival Municipal de Atletismo, realizado pela Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal no campo do Avaí em Guaramirim. Os atletas participaram de várias modalidades e foram premiados em algumas delas, no retorno a escola todos os participantes foram homenageados e foi realizada a entrega oficial das medalhas. 

A escola parabeniza todos os alunos que competiram, pelas medalhas trazidas "para casa" e pelo comportamento exemplar durante os dias de competição.

terça-feira, 10 de julho de 2012

10 de Julho - Dia da Pizza



Você sabia?

Que o Dia da Pizza é comemorado em São Paulo desde 1985. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi"s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.
Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

Após aterrissar no Brasil, a pizza, alimento típico de cidades industrializadas, acompanhou as transformações pelas quais passou o país ao longo das décadas. À semelhança da miscigenação racial que caracteriza este país, as pizzas produzidas por aqui passaram a ser conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região brasileira. Na Bahia, por exemplo, a Companhia da Pizza serve pizzas de rapadura. Em Curitiba, o Avenida Paulista Pizza Bar oferece a seus clientes uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, até, pétalas de rosas. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição, e em Porto Alegre não poderia faltar a pizza de picanha.

As cidades de Nova Iorque e São Paulo se destacam quando o assunto é pizza. Embora a origem desse alimento seja européia, os verdadeiros devoradores se encontram do outro lado do oceano.

Qual é a origem da típica expressão brasileira "tudo acabou em pizza"?

Reza a lenda que a origem remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão "acabar em pizza": algo que parte do nada e não chega a lugar algum.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MEC publica regras de programa para alfabetizar crianças até 8 anos





O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira uma portaria no Diário Oficial da União estabelecendo as regras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O programa, que deve ser lançado em breve, tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Redes municipais e estaduais terão que aderir ao programa para poder receber recursos e o apoio técnico do MEC.

Entre as ações previstas no programa estão a capacitação dos professores alfabetizadores, o pagamento de bolsas aos docentes e a distribuição de materiais didáticos específicos para alfabetização. Outra medida será a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para medir o nível de alfabetização.

Até hoje, o País não tinha um exame oficial para medir se as crianças estavam sendo alfabetizadas ou não na idade correta. Iniciativa semelhante já foi feita pelo Movimento Todos pela Educação que, em 2011, aplicou a primeira edição da Prova ABC. Em caráter amostral, o exame apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do Ensino Fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para esse nível de ensino.

As duas avaliações aplicadas atualmente pelo MEC aos alunos do Ensino Fundamental não aferiam essa informação. A Prova Brasil tem como público-alvo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Já a Provinha Brasil, aplicada no 2º ano, era uma ferramenta de uso interno das escolas para que cada professor pudesse acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Com o PNAIC, as escolas deverão informar ao MEC os resultados da Provinha a partir de um sistema que será desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

GM do Brasil constrói fábrica sustentável em Joinville






Duas fábricas de motores e cabeçotes, além de transmissões estão sendo edificadas em Joinville (SC). A fábrica de motores será inaugurada até o final de 2012 e incorporará um conjunto de sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, credenciando-se à certificação global do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
As iniciativas, que farão dela uma fábrica sustentável, incluem o primeiro sistema de geração de energia fotovoltaica da indústria automotiva brasileira. A unidade será a primeira do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (“landfill free”), além de incorporar o tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes e reciclagem da água industrial por meio de osmose reversa, dentre outros.
“Temos muito orgulho em poder incorporar à unidade de Joinville um conjunto de sistemas e tecnologias inovadoras que farão dela uma fábrica sustentável. A GM, que completou 87 anos no Brasil, tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Isso faz parte do DNA da companhia”, destaca Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil.
Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que a empresa já supera o montante de R$ 1 bilhão em investimentos anunciados para o complexo industrial de Joinville. A primeira fábrica a entrar em operação é a de motores e cabeçotes. A segunda, anunciada em fevereiro último, produzirá transmissões a partir de 2014. “Estes investimentos consolidam a importância do Brasil no cenário automotivo internacional, como centro produtor determinado a superar desafios estruturais para ser competitivo e renova seu objetivo de continuar desenhando, montando e vendendo os melhores veículos do mundo”, acentua o executivo.
Recentemente, em evento realizado em Joinville, a diretoria da GM do Brasil, em conjunto com seus parceiros fornecedores, fez uma apresentação revelando os primeiros detalhes dos projetos na área de sustentabilidade. O encontro contou com as presenças de Marcos Munhoz, vice-presidente da GM, além de outros executivos da empresa e também do prefeito de Joinville, Carlito Merss, e outras autoridades, e os representantes das empresas Martifer e EP Engenharia.
Conjunto de iniciativas pioneiras A GM implantará na nova unidade em Joinville um conjunto amplo de iniciativas pioneiras, com sistemas e tecnologias voltadas à área da sustentabilidade, seja na operação propriamente dita da fábrica, mas também com práticas e políticas diferenciadas em relação à comunidade local.
Algumas destas ações:- Incentivo ao transporte sustentável: bicicletário, vagas exclusivas para veículos flex fuel e transporte coletivo- Uso de materiais locais, madeira certificada e materiais reciclados- Reciclagem de materiais e resíduos, compostagem de resíduos de alimentos- Proteção de taludes e plantio de 720 árvores nativas- Uso eficiente da água: torneiras e descargas de baixo fluxo e com sensor ou temporizador, reuso de água de chuva- Eficiência energética: motores de alta eficiência, iluminação natural com dimerização e lâmpadas de alto rendimento, iluminação externa com LED, materiais de baixa absorção de calor.
Com as várias ações voltadas para a área da sustentabilidade, a GM se credencia para obter, o mais rápido possível, o reconhecimento de suas iniciativas pela certificação do LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, emitida pelo US GBC (United States Green Building Council) a mais importante organização global na avaliação de edifícios sustentáveis em termos de eficiência energética e proteção ao meio ambiente.
A fábrica de motores da GM deverá ser a primeira da GM no mundo certificada em decorrência das providências e ações tomadas no projeto e na sua construção. Este reconhecimento credenciará a fábrica da GM como uma autêntica “fábrica verde” que também será um verdadeiro modelo em proporcionar aos empregados um ambiente inovador e favorável ao trabalho.

por Tribuna do Norte / foto: divulgação

O que você está procurando?